Blog BancoImóvel

As 6 maiores dúvidas de quem vai alugar uma casa ou apartamento em Campinas (o número #5 é o mais interessante)

Depois de muita água rolar por debaixo da ponte, o BancoImóvel elaborou uma lista das dúvidas mais frequentes tanto de proprietários quanto de inquilinos que pretendem alugar um imóvel em Campinas. Confira as principais questões que você também precisa saber caso queira alugar uma casa ou apartamento.

Vamos imaginar que você pretenda morar de aluguel ou é dono de um imóvel, e que o imóvel está à disposição para locação. Pra começar, tem que ficar ligado às regras e condições que existem em todo o processo de locação. É importante saber, principalmente, quais informações precisam constar no contrato, como por exemplo, quem paga o condomínio do apartamento em Campinas e o que fazer caso apareça alguma reforma inesperada. Pensando nessas questões, o BancoImóvel preparou um material especial para o locador e inquilino de imóvel. Confira abaixo as 6 maiores dúvidas que o BancoImóvel recebe em seu dia a dia.

SONY DSC

1. Preciso ter contrato de aluguel?

Para começar, o que é o contrato de locação de imóvel? É o documento que passa para o inquilino (ou locatário) o direito de morar temporariamente em um imóvel que não é dele. Este documento também mostra todos direitos e os deveres de cada um.

Saiba mais: Sobre o contrato de casa ou apartamento para alugar em Campinas.

Sim, precisa ter um contrato de aluguel. Informações básicas são importantes, como quem vai pagar os encargos, como IPTU, condomínio e etc. O BancoImóvel é especialista em formular contrato aluguel de casa ou apartamento em Campinas.

 

2. É necessário esperar o contrato de aluguel terminar?

Não, desde que pague a multa prevista no contrato para a rescisão. E, normalmente, a multa é maior quando o contrato ainda está no começo do contrato.

 

3. É possível aumentar o prazo do contrato?

Se o contrato de aluguel chegar o fim, e o inquilino pretender continuar no imóvel por mais um período, o dono do imóvel – tanto de casa ou apartamento em Campinas – pode concordar com essa situação, basta comunicar a imobiliária com 30 dias de antecedência, o locador concordando o contrato passa a vigorar por  prazo “indeterminado” e demais clausulas continuam vigentes.

 

4. Sobre o pagamento do aluguel

É também é um acordo de ambos. O BancoImóvel recomenda o pagamento através de boletos bancários, porque são mais práticas e seguras, podendo ser pagas em qualquer agência bancária.

 

5. Quais as formas de alugar um apartamento ou casa em Campinas?

Saiba que você não é obrigado, por lei, a apresentar garantias, mas dificilmente o proprietário aceitará o acordo sem ter alguma segurança. E é aí que entra o profissionalismo e expertise do BancoImóvel, porque a imobiliária oferece 9 maneiras de alugar um imóvel, 8 delas sem o uso do fiador, e todas amparadas pela Lei do Inquilinato.

Confira: 9 maneiras de alugar casa ou apartamento em Campinas.

 

6. Quem deve pagar o IPTU, o condomínio e demais taxas?

A lei determina que o IPTU seja pago por quem mora de aluguel no imóvel, assim como os gastos normais do condomínio, No entanto, algo pontual, como o dinheiro para consertar um elevador, deve ser pago pelo dono Lembrando que, quase sempre, vale o que está no contrato, mesmo que seja um acordo diferente do que diz a lei. Portanto, formular o contrato de forma consciente é a melhor maneira de evitar problemas.

 

(Bônus) – 7. Qual é a diferença entre reajuste e revisão de aluguel?

É simples. O reajuste é a atualização no valor do aluguel que ocorre todo ano – e aumenta de acordo com o que o inquilino e locador concordaram no contrato.

A revisão contratual acontece quando a mudança no aluguel (tanto o aumento quanto a diminuição) acontece por conta de uma decisão entre os dois.

 

E você, tem alguma dúvida sobre a locação de casa ou apartamento em Campinas? Comente!

Author: Gilberto Marmol
Visit Gilberto's Website - Email Gilberto
Sócio do BancoImóvel, Administrador, Corretor e Perito Avaliador de Imóveis, Construtor, Gestor de Pessoas e Negócios com 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais junto a Superintendência nas áreas de Vendas, Crédito, Cobrança e Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *