Blog BancoImóvel

Golpes imobiliários em Campinas: cuidado com eles

Como todo e qualquer mercado, encontramos pessoas de má fé. No mundo imobiliário também presenciamos diversos tipos de golpes, principalmente diante de pessoas que anseiam em comprar a tão sonhada casa própria. O objetivo deste post é alertá-lo sobre algumas práticas que vem acontecendo no mercado imobiliário de Campinas.

Geralmente, os golpes causam transtornos irreparáveis, prejuízos incalculáveis e uma extensa decisão judicial. E mesmo com a suposta crise, vivemos um bom momento no mercado imobiliário, há muitas opções de imóveis em Campinas e, toda essa oferta, acaba sendo terreno fértil para os golpes aparecerem. Pessoas experientes também estão sujeitas a cair em golpes, pois os estelionatários estão cada vez mais espertos, com recursos cada vez mais bem elaborados. Todo cuidado é pouco.

Observando toda essa realidade, o BancoImóvel resolveu preparar um artigo sobre golpes imobiliários, tudo para que o leitor possa se precaver e não cair nas mãos de um golpista de imóveis.

Golpe 1 – Múltiplas vendas

É o golpe mais famoso do mercado imobiliário. O proprietário do imóvel vende a propriedade para diversas pessoas, causando prejuízos para diversas famílias. Infelizmente, o índice de captura do golpista é baixíssimo.

Golpe 2 – Venda sem comum acordo

Pode parecer absurdo, mas este é um dos golpes que mais acontece. É uma situação que um dos proprietários do imóvel efetua a venda sem o consentimento do conjugue. Neste caso, para que a venda seja efetuada se usa uma procuração falsa.

Golpe 3 – Falso local

Acontece geralmente na compra de terrenos. O “corretor” leva o cliente até o empreendimento, apresenta o imóvel efetua a venda. O golpe só é percebido depois que o comprador descobre que a localização do lote ou do terreno não corresponde ao que lhe foi apresentado.

Dicas para não cair em golpes no mercado imobiliário de Campinas

Deve-se tomar muito cuidado na hora de comprar um imóvel em Campinas. Geralmente, a maior preocupação acontece somente com o valor do imóvel, se ele está ou não dentro do orçamento, mas é certo dizer que há outros aspectos a serem analisados.

Dica do BancoImóvel: Quando o leitor for procurar um imóvel para comprar em Campinas, deve pesquisar os valores praticados pelo mercado para poder efetuar a pesquisa corretamente. Assim, fica muito mais difícil cair no golpe da “oferta irrecusável”.

Em Campinas, a compra do imóvel deve ser feita de forma consciente, por isso, ao se deparar com um imóvel com o valor muita abaixo do mercado desconfie. Golpista utilizam preços baixos para atrai compradores. Imóvel com valor baixo é uma armadilha no caso de:

* Propriedade com dano estrutural irreversível;

* Altas dívidas;

* Imóvel construído em terreno invadido;

* Futura desapropriação do imóvel.

A importância da imobiliária: consulte o BancoImóvel

Evite corretores sem registro no CRECI, solicite a carteira do conselho de classe e pesquise autenticidade junto ao site do Creci http://www.crecisp.gov.br/. Ter uma imobiliária como aliada é a melhor maneira de se ausentar de problemas. O profissional especializado tem a capacidade de identificar a legalidade do imóvel, além de possuir recursos técnicos para averiguar a autenticidade da negociação.

O BancoImóvel está à disposição para uma consulta e espera que estas informações possam alertá-lo para que não se torne uma vitima dos golpista.

Conte sempre com a gente. Conte sempre com o BancoImóvel.

Author: Gilberto Marmol
Visit Gilberto's Website - Email Gilberto
Sócio do BancoImóvel, Administrador, Corretor e Perito Avaliador de Imóveis, Construtor, Gestor de Pessoas e Negócios com 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais junto a Superintendência nas áreas de Vendas, Crédito, Cobrança e Produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *