Blog BancoImóvel

Imóvel em Campinas: comprar ou construir?

Dizer que o sonho da casa própria é o desejo do brasileiro não é novidade, afinal, mais de 19 milhões de pessoas do nosso país sonham em ter o imóvel próprio, segundo pesquisa do Instituto Data Popular.

Tendo isso como um dos objetivos de vida, há pelo menos 2 maneiras distintas: comprar o imóvel pronto ou construir. Essa reflexão é bastante oportuna, já que vivemos em um período de oscilação econômica e também com pequena baixa de valor de imóveis prontos.

Comprar uma Casa pronta ou Construir

Independente da escolha, o primeiro ponto que deve ser observado é a necessidade de urgência. O tempo disponível deve ser levado em consideração, porque construir um imóvel demanda tempo, às vezes, muito mais do que se imagina. Entretanto, se a pessoa possuir tempo e estiver disposta a encarar uma obra de médio e longo prazo, vale a pena construir a casa à sua maneira.

Vamos lá, o BancoImóvel vai te ajudar a esclarecer a famosa dúvida: comprar o imóvel pronto ou construir? Qual é a melhor opção em Campinas? Cabe dizer agora que qualquer uma das opções existem vantagens e desvantagens, veja a seguir os detalhes de cada uma delas:

Começando pelo imóvel pronto. É a opção ideal para quem precisa se mudar com rapidez, sem ter que esperar meses ou até anos para conseguir se alocar. Mas não é só isso, outra vantagem considerável é que, se optar por imóvel pronto em Campinas, existe a possibilidade real de realizar financiamento. Aproveite e faça aqui uma simulação.

construir-ou-comprar-pronto

Entretanto, a compra de um imóvel já concluído implica em algumas desvantagens, como acontece em qualquer negócio. Por exemplo, a estrutura física do imóvel, como as divisões de cômodos, pode não ser exatamente a desejada, ou sobra espaço demais ou de menos. É raro encontrar algo 100% do jeito que deseja. Para casos como esses, a pessoa se adequa ao imóvel ou realiza uma reforma de acordo com as necessidades da família e o orçamento disponível. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Procurando imóvel para comprar em Campinas? Veja aqui!

Existe o outro lado da moeda, comprar um imóvel pronto em Campinas costuma sair mais caro do que a construção de uma casa nova, até porque o seu preço final do imóvel está também baseado no trabalho do construtor, em todo dinheiro investido na construção da obra.

Pelo lado da construção do imóvel, só é viável desde que haja tempo (e paciência) para supervisionar a obra, mas também existe a opção de contratar um supervisor de obras. Caso escolha construir, o primeiro passo é adquirir o terreno mais adequado às suas exigências, levando também em consideração a localização, valor de investimento, entre outros critérios. A segunda fase do projeto é a contratação de um engenheiro civil ou arquiteto para projetar o novo imóvel. Sim, é necessário contratar profissionais qualificados para construir uma casa. Após isso, com a planta da casa definida, o próximo passo é orçar os materiais de construção, negociar preços e dar início a fundação da obra.

Construir uma casa é mais vantajoso em questão de economia, principalmente se já possui um terreno ou algum dinheiro disponível para investir na obra. No entanto, o processo é mais demorado, exigindo cautela, atenção, gestão de pessoas e outros fatores que só aparecem durante uma construção.

comprar construir imovel campinas

Veja as vantagens:

5 vantagens em comprar o imóvel pronto em Campinas

  1. O imóvel está pronto. É só entrar e morar.
  2. Não terá que esperar a obra ficar pronta, poupará também tempo e dor de cabeça.
  3. Estará livre de gastos inesperados, como normalmente ocorrem em obras.
  4. É mais fácil encontrar imóvel pronto na região desejada, do que terreno bem localizado para construir.
  5. Possibilidade de financiamento do imóvel direto com a construtora

 

5 vantagens de construir o imóvel em Campinas

  1. Em Campinas, há ainda muitos terrenos para serem construídos. É fácil de encontrar.
  2. Você tem a oportunidade de fazer o imóvel do seu jeito, na medida certa e com o projeto que desejar.
  3. Economia de aproximadamente 30%.
  4. Construir é um investimento patrimonial bastante rentável e sofre considerável valorização depois de pronto.
  5. Quando se constrói uma casa, as plantas e a estrutura são bem conhecidas, facilitando posteriormente uma possível ampliação do imóvel.

 

Já decidiu? Vai comprar ou construir o seu imóvel em Campinas?

Author: Gilberto Marmol
Visit Gilberto's Website - Email Gilberto
Sócio do BancoImóvel, Administrador, Corretor e Perito Avaliador de Imóveis, Construtor, Gestor de Pessoas e Negócios com 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais junto a Superintendência nas áreas de Vendas, Crédito, Cobrança e Produtos.

3 comentários sobre “Imóvel em Campinas: comprar ou construir?

  1. Pingback: Por que investir em imóveis em Campinas? - Blog BancoImóvel

  2. Pingback: 10 dicas para encontrar o imóvel ideal em Campinas - Blog BancoImóvel

  3. Pingback: Guia fundamental na compra de imóvel em Campinas - Blog BancoImóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *