Blog BancoImóvel

Sobre o contrato de aluguel de casa e apartamento em Campinas

Ao alugar um imóvel em Campinas é preciso estar atento à documentação. O contrato tem que estar bem detalhado para evitar discordâncias entre proprietário e inquilino. Embora a locação seja algo comum na vida de nós brasileiros, sempre surgem dúvidas quanto aos procedimentos, e o objetivo do BancoImóvel é desmistificar alguns assuntos relacionados ao aluguel, tanto de casa ou apartamento.

Todo o discurso do post é baseado na regra básica da Lei do Inquilinato, e também na expertise do BancoImóvel, que uma das referências de imobiliária em Campinas.

contrato-bancoimovel

O aluguel de casa e apartamento conforme a Lei 8.245

Exemplo da necessidade do contrato de aluguel: As despesas ordinárias, ou seja, cotidianas, como as contas de manutenção, são de responsabilidade do inquilino. Já as despesas extraordinárias, ou estruturais, que tem relação com o patrimônio, são de responsabilidade do proprietário. O contrato de aluguel firma essas obrigações.

BancoImóvel: Portanto, se o imóvel for em condomínio, como em prédios ou residenciais, o inquilino deverá pagar a taxa de condomínio, mas não deverá arcar com custos extras do condomínio, como reformas extraordinárias ou fundo de reserva. As despesas deverão ser pagas pelo proprietário. Sendo assim, o inquilino deverá estar atento às prestações de conta do condomínio para saber o que deve pagar e o que deve ser pago pelo proprietário.

Observação: Este é só um exemplo do quanto é importante ter um contrato de imóvel em Campinas, seja para casa, apartamento ou qualquer outro tipo de imóvel.

contrato de aluguel

O uso da imobiliária

Seja para alugar uma casa ou um apartamento em Campinas, o contrato deverá ser feito por uma uma imobiliária. O BancoImóvel é especialista no assunto e é o aliado do inquilino e do proprietário na hora de formular o contrato de aluguel.

O BancoImóvel acredita que o importante do contrato é descrever todas as obrigações do inquilino e do dono do imóvel. Respaldar os envolvidos é a missão da imobiliária. Se ao longo do tempo houver mudanças nas condições, mesmo que seja um detalhe, deve ser realizado um aditivo contratual. Esse procedimento serve de garantia para o proprietário e para o inquilino em caso de ação na Justiça. O BancoImóvel assume o papel de orientar e de propor soluções.

 

O contrato

Normalmente os contratos de aluguel de casa ou apartamento são concretizados em 30 meses, o motivo é que contratos com prazo igual ou superior a 30 meses a denúncia é vazia, ou seja, após vencimento o locador pode solicitar o imóvel apenas comunicando previamente o locatário com 30 dias de antecedência sem nenhum motivo, apenas faz o pedido, por outro lado contratos com prazo inferior a 30 meses, a denúncia só poderá ser motivada, neste caso a lei prevê algumas situações em que o locador poderá solicitar o imóvel, exemplo para uso próprio, de seus descendentes ou ascendentes.

 

O contrato verbal – vale a pena?

O contrato verbal é quando não há nada escrito ou assinado entre as partes envolvidas na negociação de aluguel de casa ou apartamento que é, ainda, bastante praticado em Campinas. É um contrato apalavrado.

Eventualmente, este tipo de negociação é feita entre amigos e parentes por conta da confiança que existe entre os acordantes. Mas pode dar problema.

Sendo assim, a Lei do Inquilinato também reconhece e atua nessa modalidade de aluguel.

O artigo 47 desta diz 8.245 diz que para acordos ajustados verbalmente e que duram menos de 30 meses, ao terminar este prazo, a locação se prorroga automaticamente para prazo indeterminado.

BancoImóvel: Há mais detalhes sobre este tipo de negociação, e o assunto torna-se mais complexo quando não há um contrato em vigor. O contrato verbal tende a dar problemas futuros, porque há inúmeras situações conflitantes, como a falta de pagamento, a discordância no valor mensal, o pedido do aluguel, o descuido do inquilino com o imóvel e diversas outras situações que complicam a resolução no futuro.

contrato de aluguel em campinas

O BancoImóvel como garantia

Por isso, pense muito bem antes de fazer um acordo verbal de locação. Você perde mesmo sendo o dono ou o inquilino. E o pior, perde também a confiança da pessoa que você tem estima. Alugar um imóvel em Campinas sem contrato de aluguel não é vantagem para ninguém.

Procure o auxílio do BancoImóvel para a confecção do contrato de aluguel em Campinas, seja para casa, apartamento ou qualquer outro tipo de imóvel. Utilizar imobiliária é garantia, não um prejuízo. E o contrato sendo bem feito minimiza os riscos e dá garantia ao proprietário e ao inquilino. Vale a pena!

 

Author: Gilberto Marmol
Visit Gilberto's Website - Email Gilberto
Sócio do BancoImóvel, Administrador, Corretor e Perito Avaliador de Imóveis, Construtor, Gestor de Pessoas e Negócios com 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais junto a Superintendência nas áreas de Vendas, Crédito, Cobrança e Produtos.

Um comentário sobre “Sobre o contrato de aluguel de casa e apartamento em Campinas

  1. Pingback: 6 maiores dúvidas de quem vai alugar um apartamento em Campinas (o número #5 é o mais interessante) - Blog BancoImóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *